Com tecnologia do Blogger.

10 Canções para fazer exercício - por Patrícia Raimundo

Nunca fui grande adepta de desporto. Suar a camisola numa maratona não é comigo e sofrer nas máquinas do ginásio também não. Mas admito que o exercício físico faz bem ao corpo e à alma e se for acompanhado de uma boa selecção musical, até dou por mim a fazer abdominais e push-ups com um sorriso nos lábios. As 10 canções que se seguem fazem milagres pela minha disposição e boa forma. Let’s work it!

1. “Whole Lotta Love”, Led Zeppelin [1969]
Acreditem ou não, esta é a melhor canção de sempre para trabalhar os abdominais. Eu também não acreditava, até ao dia em que a guitarra de Jimmy Page irrompeu pelo ginásio adentro e, pela primeira vez, fiz os abdominais com gosto – e alguma coolness! - do início ao fim. Nada como uma grande canção para nos dar o boost de energia que precisamos! Se acompanharmos Robert Plant ao longo do tema – gritos e gemidos incluídos – os resultados são ainda melhores, garanto!

2. “The Bomb”, Pigeon John [2011]
Falta de vontade de subir para a passadeira? Pigeon John trata do assunto com um tema viciante, cheio de ritmo, e um clapping que grita que somos os maiores, mesmo em calças de fato de treino gastas e t-shirt velha a condizer. Nobody rock it like little old me!

3. “Shake Your Pants”, Cameo [1980]
Não há nada melhor que uma boa dose de funk para pôr o rabo a mexer! Para a motivação ser completa, há que ver este vídeo em repeat até conseguirmos visualizá-lo na nossa cabeça enquanto sofremos a trabalhar pernas e glúteos. Depois, escolhemos o nosso Cameo preferido e estabelecemos o objectivo para a próxima temporada no ginásio: ter também um corpinho digno de um fato de licra brilhante e poder abanar as ancas com a confiança destes meninos!

4. “You Can’t Run From My Love”, Munk e Peaches [2012]
Um tema fresco e ritmado, ideal para acompanhar qualquer exercício. Para além disso, adoro a voz inconfundível de Peaches que dá uma outra dimensão à excelente produção de Mathias Modica, o homem por detrás do projecto Munk.

5. “Bombay”, El Guincho [2010]
Em 2010 (e daí em diante) ouvi este tema do espanhol El Guincho até à exaustão. “Pop Negro”, o disco, é uma mistura contagiante de ritmos tropicais, electrónica e pop, bem envolvidos. “Bombay” não podia faltar na minha lista work out: a percussão não dá tréguas e marca o ritmo, mesmo quando parece acalmar.

6. “Whip It”, Devo [1980]
Por norma, quando vou ao ginásio passo bem ao largo da zona das máquinas, sobretudo quando, em cima de uma espécie de coluna, está um personal trainer a mandar gritos motivacionais às pessoas de rosto vermelho e suado que se esfalfam nas passadeiras. “Só mais 30 segundos! Não desiste! NÃO DESISTE!”. É a minha deixa para atravessar o corredor de fininho até ao balneário. Se algum dia me apanharem nas passadeiras, vou estar certamente a ouvir este hit dos Devo, enquanto imagino o treinador a dar ordens de gola alta, subida até ao nariz, “energy dome” vermelho na cabeça e, claro, um imponente chicote na mão. Whip it good!

7. “Firestarter”, The Prodigy [1996]
A blast from the past! Os Prodigy invadiram os anos 90 com uma electrónica de atitude punk-rock e uma energia frenética, óptima para descarregar no ginásio em qualquer década. O beat furioso e crescente de “Firestarter” continua a ser uma boa forma de aguentar um sprint no Spinning ou na passadeira.

8. “You Can’t Judge a Book by the Cover”, The Strypes [2012]
(Sei que Bo Diddley, onde quer que esteja, vai compreender e me vai perdoar por isto). Os Strypes pegaram neste grande clássico do mestre do rock ‘n’ roll e da guitarra rectangular e deram-lhe uma versão perfeita para levar para o ginásio. Um ritmo mais acelerado para enfrentar a passadeira com convicção adolescente ou pedalar como se não houvesse amanhã.

9. “Happy”, C2C feat. Derek Martin [2012]
O inspirado colectivo francês de Djs C2C juntou-se ao veterano da soul Derek Martin e o resultado é absolutamente genial. “Happy” mistura electrónica, breakbeat, soul e até uns pozinhos de gospel e durante pouco mais de 4 minutos é impossível ficar parado! A energia do tema é contagiante e a mensagem é mais que motivadora: you’ll never feel happy until you try!

10. “Move On Up”, Curtis Mayfield [1970]
Quase 9 minutos do melhor funk/soul dão para queimar bastantes calorias! Sou completamente apaixonada pela bateria que controla todo o tema, sem, no entanto, se sobrepor a nenhum outro elemento. Como se faltassem motivos para ouvir Curtis Mayfield onde quer que seja, “Move on Up” é uma canção positiva que nos faz sentir capazes de tudo.

--


Sem comentários:

Enviar um comentário