Com tecnologia do Blogger.

10 Canções de Natal - por Patrícia Raimundo

Num registo mais jazz, punk, blues, funk ou pop, o que importa é regar a Consoada com boa música. Deixo no sapatinho 10 canções para um Natal ecléctico e um ano novo em boa companhia.

1. “Have Yourself a Merry Little Christmas”, Ella Fitzgerald [1960]
O clássico natalício que mais roda por aqui todos os anos. Ella Fitzgerald é uma paixão antiga e este disco, “Ella Wishes You a Swinging Christmas”, é qualquer coisa: uma orquestra arranjadinha e Ella perfeita, como sempre. Mais do que uma canção de Natal, esta é para mim uma ode aos amigos que estão sempre connosco e à esperança de um ano novo cheio de coisas boas.

2. “Driving Home For Christmas”, Chris Rea [1986]
Para quem, como eu, tem a família espalhada por aí, o Natal é sempre sinónimo de viagem. De carro, de comboio, de autocarro: o que importa é chegar e passar esta quadra especial com quem mais gostamos. É por isso que tenho um carinho especial por este hit de Chris Rea: revejo-me em cada verso. Quando vou na estrada – ou mesmo quando é a minha vez de esperar a chegada da família que vem de longe -, não consigo deixar de pensar nos outros condutores que passam por mim e de sentir uma empatia quentinha no coração: também eles vão a caminho impacientes, também eles têm alguém que os espera. E é essa a magia do Natal.

3. “Se Por Acaso (Me Vires Por Aí)”, JP Simões e Luanda Cozetti [2006]
“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro nessa vida”, já dizia Vinicius de Moraes. Esta canção é, precisamente, um encontro entre duas vozes que me são muito queridas e que contam a história de um desencontro. E, para mim, é uma canção de Natal sem o ser. Não sei se são as “canções de paz e amor” que se ouvem ao fundo da história ou se é outra coisa qualquer: este tema do excelente “1970” soa-me a um Natal nostálgico. É que, muitas vezes, é nesta época que mais se sentem os desencontros da vida.

4. “Gee Whiz is Christmas”, Carla Thomas [1963]
O Natal é, em muitos sentidos, uma época de reencontros. Muitas vezes seguimos caminhos diferentes, o tempo parece que nos engole os dias e, pelo meio, acabamos por estar menos com pessoas que continuam a ser importantes para nós. Por estes dias devíamos ser um bocadinho como a Carla Thomas e ligar só porque sim, para desejar um Feliz Natal e dizer como é bom estarmos juntos outra vez.

5. “Soulful Christmas”, James Brown [1968]
Uma verdadeira declaração de amor aos fãs e a canção perfeita para dançar pela Consoada adentro. “Soulful Christmas” segue a fórmula certeira de James Brown e enche o Natal de ritmos funk e soul. Groovy!

6. “Merry Christmas (I Don’t Want to Fight Tonight)”, Ramones [1989]
Espírito natalício punk rock style! Os quatro Ramones é que sabem: o Natal não é época para discutir onde vai ser o jantar da Consoada, se se convida a sogra e o parente afastado, se se compram presentes para a família toda, se a camisola que a tia-avó ofereceu condiz com a cor dos meus olhos. Sigamos todos os ideal tanto ou quanto naïf deste clássico do punk e deixemos as guerrinhas de lado de uma vez: “'Cause Christmas ain't the time for breaking each other's hearts”.

7. “Let Me Sleep”, Pearl Jam [1991]
No Natal de 2003, deixaram-me no sapatinho “Lost Dogs”, a compilação de raridades e lados B dos Pearl Jam. Ouvi o duplo disco de trás para a frente durante anos e anos e muitas das canções fizeram parte da banda sonora da minha vida. Este “Let Me Sleep”, lançado originalmente em 1991 como um single especial de Natal para o clube de fãs da banda, é uma delas. Adoro a percussão, o feeling acústico do tema e a forma como nos transporta para os momentos mágicos da infância.

8. “Merry Christmas Baby”, Ray Charles [1979]
Boa música no rádio, para uma manhã de Natal feliz. São tantas as versões deste standard natalício que escolher apenas uma parece quase um ultraje. Sem qualquer desprimor para todos os outros intérpretes, este ano escolho Ray Charles e a sua versão muito bluesy deste clássico.

9. “Fuck Christmas I Got The Blues”, The Legendary Tigerman [2003]
The Legendary Tigerman, a mandar o Natal às urtigas (com a maior coolness de sempre) desde 2003. Farto da mesma lengalenga natalícia ano após ano? O bacalhau, as filhoses, o presépio e a árvore cheia de luzinhas não te dizem nada? Então esta canção é para ti! Um blues da mais alta categoria, a provar que o Natal não tem de ser sinónimo de música cheesy em centros comerciais apinhados de gente!

10. “As Time Goes By”, Frank Sinatra [1961]
Apesar de não ser propriamente um tema natalício, “As Time Goes By” combina com o frio de Dezembro, com o brilho incandescente da lareira e os vermelhos e dourados das decorações de Natal. Uma canção que não me deixa esquecer as coisas fundamentais, o amor e a felicidade que é estarmos rodeados de gente que realmente importa. A voz de Frank Sinatra (e de tantos outros antes e depois dele) reconforta ao ponto de estarmos prontos para o que vier.

__



< >

Sem comentários:

Enviar um comentário