Com tecnologia do Blogger.

10 Canções para começar com o pé direito - por Patrícia Raimundo

Começar qualquer coisa tem sempre aquele gosto a excitação, frescura e uma certa inocência. As minhas escolhas de hoje são assim: ora debitam essa energia própria de tudo o que é novo, ora revelam a magia do desconhecido que está para vir.

1. “Absolute Beginners”, David Bowie [1986]
Bowie conseguiu resumir numa canção a magia – à falta de melhor palavra – que começar seja o que for tem: não ter nada a perder e ter tudo pela frente. Ser-se principiante, saber disso – e gostar.

2. “I Need Fun In My Life”, The Drums [2010]
Ouvir The Drums é como regressar à adolescência anos depois, com a distância de quem já passou por lá e sobreviveu. E leva alguma sabedoria também: pensar menos, fazer menos e ir por aí.

3. “I Wanna Be Sedated”, Ramones [1979]
Excitação de começar destilada em menos de 3 minutos. Borboletas na barriga, punk style.

4. “Coffee Helps”, The Vicious Five [2009]
É com esta canção despretensiosa mas altamente viciante que o meu dia começa todas as manhãs. É o meu despertador oficial desde 2009, mais coisa menos coisa. O café ajuda. O punk rock também.

5. “Seja Agora”, Deolinda [2013]
Os Deolinda são mestres na arte de cantar coisas tão portuguesas como o adiar sem prazo, um certo medo de começar seja o que for, mas também a lei universal do “o que tem de ser tem muita força”. Esta não é excepção: canta as inevitabilidades que nos atiram para o caminho e ainda bem.

6. “I Feel a Change Comin’ On”, Bob Dylan [2009]
Os começos e recomeços não têm de incluir todos friozinhos na barriga e excitação adolescente. Às vezes há que deixarmo-nos de coisas e simplesmente pôr mãos à obra, “we got better things to do”. Bob Dylan que o diga.

7. “Rock & Roll”, The Velvet Underground [1970]
Todos nós conseguimos identificar um ou outro acontecimento que acabou por moldar a nossa vida, um turning point importante, um dia que fica para sempre, um disco, uma pessoa, um filme, um livro. Para mim, dar de caras com os Velvet Underground foi um desses momentos. “You know, her life was saved by rock & roll”.

8. “Não Posso Adiar o Coração”, Linha da Frente [2002]
Quando já não podemos adiar mais, começamos. Tão simples quanto isso.

9. “Drifting”, Pearl Jam [1999]
Livrarmo-nos do peso acumulado dos anos e conseguirmos pôr-nos a caminho mais leves e abertos ao que vier. Assim deveriam ser todos os começos/recomeços.

10. “Vida de Estrada”, Diabo na Cruz [2014]
Um boost de energia para começar com o pé direito em formato canção. E adiante p’ra qualquer lugar!


<

Sem comentários:

Enviar um comentário